Imagem capa - 9 dicas rápidas de como planejar um casamento por Fernando Aguiar Fotografia
Dicas

9 dicas rápidas de como planejar um casamento

As dicas são rápidas, mas planejar um casamento está longe de ser rápido, sei que se você está aqui procura algo novo, inovador e diferente que vai te ajudar nessa tarefa um pouco estressante. Mas pode ter certeza que essa é uma ótima fase da sua vida e que se fizer com calma e pé no chão vai lembrar com muita satisfação dessa época. Então vamos te mostrar como planejar um casamento da melhor forma possível.


1 - Defina o que você quer


Muitas noivas querem tudo, mas isso é um pouco impossível, por isso defina o que você quer e como você quer, anote na sua agenda tudo o que você precisa. Para te ajudar vamos listar as coisas mais importantes:

  • Local: Você precisa definir o local, vai ser igreja, casa, sítio, praia, salão de festa;
  • Data: Se ainda não tem uma data defina logo;
  • Música: Defina o que você quer contratar, se será 2 pessoas cantando, uma banda, uma orquestra…Se fizer festa também defina se vai ter DJ ou não;
  • Fotos e filmagem: Vai querer fotos? Onde vai tirar as externas? Vai querer filmagem?
  • Festa: Se decidir fazer a festa já olhe o lugar que será a festa.


É claro que existem muitas outras coisas, mas já deu para ter uma ideia da lista que você precisa fazer né? Então agora é só começar.


2 - Pesquise as empresas que vão trabalhar no seu casamento


Nossa segunda dica de como organizar um casamento é começar a pesquisar as empresas e pessoas que vão trabalhar no seu casamento, agora que você já tem a lista e já sabe o que quer pode procurar as empresas e pedir orçamento. Peça pelo menos 3 orçamentos de cada coisa, mas o interessante é pedir de 5 a 6 orçamentos, só não exagere demais.




3 - Escolha as melhores opções de fornecedores


Com os orçamentos em mãos você já pode passar para o próximo passo, escolher as melhores opções e começar a visitar. Você precisa visitar e conhecer o trabalho de todos eles, não decida apenas pelo preço, escolha pelo menos 2 de cada para visitar então vá em dois lugares que faz dia da noiva, dois lugares de música, degustação dos serviços de comida e bebida e por ai vai.





4 - Cronograma é preciso!


Faça cronogramas com tudo o que deve fazer e decidir, é preciso decidir tudo com antecedência. Como planejar um casamento de forma correta se você apenas escolhe, pesquisa e não fecha. Você precisa colocar no cronograma o tempo que deve fechar tudo, algumas coisas podem ficar para mais perto do casamento e outras não, então faça esse cronograma.


5 - Faça um controle de gastos


Tenha uma planilha de gastos, no casamento você acaba gastando muito, mas ninguém quer gastar mais do que pode. Para te ajudar crie uma planilha contendo o valor de tudo, assim você sabe onde pode tirar e por, é legal também colocar o que cada pessoa vai pagar, por exemplo, você vai pagar o vestido, o noivo a música, seu pai a festa, e assim por diante. Dessa forma você consegue controlar o que vão gastar ao todo e o que cada um vai ajudar a contribuir.


6 - Contrate um cerimonialista


É essa pessoa que vai te ajudar e vai te mostrar com todos os detalhes como planejar um casamento. Você pode contratar essa pessoa bem no inicio, até mesmo antes de onde será o casamento, pois o cerimonialista pode te ajudar. Ele também ajuda indicando fornecedores confiáveis.



7 - Lista dos convidados


Não esqueça da lista de convidados, você vai mexer nessa lista várias vezes, colocar nomes e tirar, mas para definir algumas coisas você precisa ter essa lista e um número mais ou menos certo de convidados. Então sente com seu noivo(a) e anote o nome de todas as pessoas, todas mesmo, até crianças.




8 - Defina seus padrinhos e madrinhas


E juntamente com a lista de casamento já defina quem será os padrinhos e madrinhas do seu casamento. Veja a quantidade ideal para vocês e já comece a convidar, é importante convidar os padrinhos com antecedência até mesmo para eles se organizarem.



9 - Preste atenção ao fechar contratos


Nossa última dica rápida de como planejar um casamento é: tenha muita atenção ao fechar contratos. Você vai assinar contrato com muitos fornecedores, com pessoas do convite, música, salão, cerimonial, bem casado, entre outros.

É importante estar ciente do que você assina, veja se especificaram a forma de pagamento, se a data de casamento está certa, o contrato é uma garantia, por isso você precisa ficar atento e ler tudo antes de assinar. É importante também ter uma pasta com todos os contratos assinados.

Espero que tenha te ajudado, se tiver alguma dúvida não deixe de comentar, nós podemos te ajudar.



Fonte: https://www.aslembrancinhasdecasamento.com