Imagem capa - Lista de convidados do casamento – 5 dicas para te ajudar por Fernando Aguiar Fotografia
Dicas

Lista de convidados do casamento – 5 dicas para te ajudar

Quando chega a hora de fazer a lista de convidados do casamento as coisas ficam um pouco complicadas. Decidir quem convidar e quem não convidar é uma tarefa difícil e ingrata, pois, se fosse possível, convidávamos vizinhos, primos, amigos, colegas e toda uma aldeia conjunta, mas o orçamento nem sempre o permite. E é esse o fator principal que temos sempre de pensar na hora de elaborar a lista de convidados.

É verdade que no início os noivos pensam que ‘é canja’ fazer uma lista, até que se apercebem que afinal é mais complexo do que imaginavam. Levantam-se questões tão simples como ‘será que devo convidar toda a família?’, ‘se convidar este tio e não convidar aquele vão olhar-me de lado’, ‘será que deva convidar colegas de trabalho?’, ‘terei mesmo de convidar os primos de terceiro grau?

Fazer uma lista de convidados é de fato um desafio. Mas não dramatizes! Para vos ajudar, trago-vos um fluxograma muito simples e com os pontos principais que irão ajudar nessas dúvidas de quem deves convidar para o teu grande dia. Já sabes que da família terás de negociar algumas presenças que eventualmente não estarias a contar convidar, mas que os teus pais fazem questão de o fazer porque ‘ah e tal nós também fomos ao casamento deles’, e então lá terão de ceder um bocadinho.

Agora vamos lá ao fluxograma:



1. Seja honesta

Na hora de fazer a lista e definir os convidados, deixe a generosidade de parte. Não vai poder convidar todo o mundo só por simpatia. É o teu dia e por muito especial que ele seja, não tem obrigações nenhumas em convidar ‘fulado ou cicrano’ só porque te fica bem. O dia é teu e é nisso que tens de pensar. Partilha-o com as pessoas que mais amas e que te querem bem.


2. O orçamento

Como já deves saber, o casamento pode sair bem caro e se não tens ajuda dos teus pais para algumas despesas do mesmo, aconselho-te a convidares somente quem realmente achas que faz sentido. Para além disso, um mês antes do casamento é melhor ligares para os teus convidados a confirmar a presença, senão arriscas-te a pagar o lugar da pessoa mesmo sem a sua presença.


3. Casamento intimista

Cada vez mais os noivos optam por um casamento mais simples e pequeno, em que apenas o essencial é importante. Se vais ter uma festa pequena, com mais ou menos 50 pessoas, estabelece um limite flexível e caso alguém pergunte porque não foi convidado, explica apenas que escolherem um casamento mais simples e pessoal com a presença dos familiares e amigos mais próximos.


4. Evite ter antigos amores na lista

Seja um casamento grande ou pequeno, sou da opinião que é muito desconfortável ter pessoas ‘antigas’ no nosso casamento. É de facto saudável manter uma boa relação amigável com o seu ex-namorado, mas como sabemos isso nem sempre acontece. Centra-se no teu dia e na relação que tens atualmente e deixa o passado para trás das costas. É um dia muito emotivo e não vais querer que nem o noivo nem os teus familiares se sintam desconfortáveis com essa presença.


5. Convidados por afinidade

Uma das dúvidas muito frequentes na hora de fazer a lista de convidados consiste naqueles amigos de faculdade de há uns anos ou mesmo de colegas de trabalho que estão connosco diariamente. Pode parecer uma questão complicada de se resolver, mas não. Se os amigos que fizeste na faculdade continuam a estar presentes na tua vida, fazes muito bem em colocá-los na lista, além do mais fizeram parte duma etapa muito importante da tua vida e agora continuam contigo para uma nova.

Quanto aos colegas de trabalho, aqui a coisa é diferente até certo ponto. Certamente te dás lindamente com várias pessoas do trabalho, falas até do assunto do casamento com elas, mas já paras-te para pensar se fora do trabalho são teus amigos? Ou seja, sais com eles, marcas coisinhas simples como um belo café? Se não, então não são essenciais no teu dia de casamento.

Espero ter ajudado em algumas questões que possivelmente vocês tinham e colocar essa tarefa de fazer a lista de convidados um pouco mais simples.


Fonte: https://bellartidesign.com